O Assassino Em Mim - Jim Thompson

http://1.bp.blogspot.com/_oKQ0hqoUZfM/TUiNGd0kM2I/AAAAAAAABBg/WVI0Efh9rnY/s1600/jt.jpg
  • Editora: Planeta
  • Autor: Jim Thompson
  • Páginas: 237
  • Avaliação:
 O subxerife Lou Ford é uma personalidade exemplar em sua pequena cidade do Texas; paciente, educado, não há quem não goste dele. O pior que alguns dizem é que é um pouco lento e chato.

Mas o que ninguém sabe é sobre sua doença. Ela quase o destruiu quando jovem e agora está prestes a reaparecer. "O Assassino em Mim" é uma obra-prima do romance noir.
A literatura policial nos brinda, de quando em vez, com obras magníficas, que transcendem o gênero.

Jim Thompson é um desses autores, considerado marginal por alguns em seu próprio subgênero, que conseguiu forjar em seus personagens todo tipo de vilania, sem deixar que percamos a simpatia por eles. Foi assim com The Grifters (adaptado ao cinema e conhecido, no Brasil, como Os Imorais) e é assim com The Killer Inside Me (O Assassino em Mim, 1952), que recebeu rasgantes elogios do Stanley Kubric (de quem este escrevente é um grande fã, e com quem Thompson colaborou em inúmeros roteiros).

Em O Assassino em Mim encontramos Lou Ford, um pacato e subserviente auxiliar de Xerife de uma cidade do meio-oeste americano que traz, como o título revela, um psicopata escondido em sua pele. De fala mansa, gestos contidos e uma educação exemplar, o Sub-Delegado é um homem de pavio curto, pronto a explodir, desde que a oportunidade surja e que não haja testemunhas.

Thompson criou, em um ambiente Western, uma narrativa próxima ao policial noir americano. Há um crime a ser investigado, mulheres fatais e a questão da autoridade (do seu abuso e dos seus limites).

A cidade onde vivo o Sub-Delegado Ford poderia muito bem ser retratada nas telas de um Norman Rockwell. Por trás do temperamento instável desse personagem, é possível enxergar sua revolta contra a sociedade materialista e conservadora, a qual finge não admitir as falcatruas cometidas pelos “Homens Bons” da cidade, mas que deles depende para o seu funcionamento. Quando um ato de violência acontece, logo as suspeitas recaem contra um filhinho de papai bem situado, porém é aí que a personalidade de Ford começa a despertar a atenção dos seus superiores. Talvez essa tenha sido uma estratégia de Thompson para criticar também o papel da autoridade representada pela força policial, afinal, apesar de Sub-Delegado, Lou Ford é apenas um homem.

Thompson foge do viés, contido na obra de alguns escritores, onde paragens como o meio-oeste americano são condições para o comportamento dos personagens. Para ele, é esse caráter que permeia sua obra, um homem como Lou Ford ou Roy Dillon (de Os Imorais) fizeram uma escolha, e é por meio dos desdobramentos desse ato primevo que a natureza humana se revela.

http://2001video.empresarial.ws/blog/wp-content/uploads/2011/05/assassino_em_mim_2010_f_001.jpg

O mestre Stanley Kubrick considerava o livro que deu origem ao filme uma das mais perturbadoras histórias já feitas sobre uma mente criminosa. Vários nomes tentaram levar para as telas o livro de Jim Thompson - também roteirista de "O Grande Golpe" e "Glória Feita de Sangue", ambos de Kubrick -.

O Assassino em Mim não é fácil de ser visto, mas quem tiver estômago forte poderá conferir um intenso conto de perversão e imoralidade que ainda conta com grandes atuações, principalmente do irmão mais novo de Ben Affleck, no papel principal.


Fonte 1 | Fonte 2

4 comentários:

Graziella disse...

Não gosto muito de livros Policial, mas esse parece ser muito bom!!
Gostei na sinopse, acho que vale a pena ler!!
Beijos!!

Devaneios da Grazi

Elidiane Ferreira disse...

Gostei do título do livro :D
Acho que deve ser uma ótima leitura, gosto livros com suspense, essas coisas rsrs
Parabéns pela resenha!
Bjs
Elidiane'

Entre Amigas

Babi Lorentz disse...

Pela resenha, com certeza eu leria. Sem medo de achar coisas que não gosto, sem medo do ambiente western que tanto me repudia.
Beijão

Patrícia disse...

Você me ganhou na sinopse quando eu li 'um psicopata escondido em sua pele.'
Parece ser bem diferente do que estou acostumada a ler.. Vou procurar saber mais :]

Bjs! :*

Postar um comentário

 
Design e codificação desenvolvidos por Layouts Keanuloka - Proibido copiar ou usar como base - Bellos Romances powered by Blogger