Tempo de Matar - John Grisham

http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/2250/TEMPO_DE_MATAR_1298250332P.jpg
  • Editora: Rocco
  • Autor: John Grisham
  • Páginas: 536
  • Nota:
Pena de morte.
Até que ponto se é contra?
Até que ponto se é a favor?

Se dois drogados estupram, torturam e tentam matar uma menina de 10 anos, qual a pena que deveriam ter? E se um pai, chocado com todas estas barbaridades cometidas contra a filha, resolve fazer justiça com as próprias mãos, o que ele merece? Pelas leis do Mississípi, Estados Unidos, 20 anos de prisão para os primeiros e a cadeira elétrica para o segundo.

Tentando reverter este paradoxo legal, o advogado Jack Brigance enfrenta mais um problema para defender seu cliente, Carl Hailey, preso depois de matar os dois estupradores: O racismo. A opinião pública fica dividida entre os que apóiam a atitude de Hailey e os que não admitem que um negro acabe com um branco.

A Ku-klux-klan resolve comprar a briga. Os jurados e o juiz são ameçados. O advogado de defesa tem sua casa incendiada, o marido de sua secretária é espancado e morre, sua estagiária sofre um atentado e seu segurança fica paralítico por causa de um tiro destinado a ele. E pior, todos dizem que a causa é perdida.
Primeiro livro de John Grisham, publicado em 1988, Tempo de Matar é considerado por muitos críticos o melhor da sua carreira. A história é semelhante à de vários dos seus livros: advogado recém-formado precisa construir reputação e ganhar dinheiro, portanto aceita um caso difícil, com alto risco de derrota; a vitória, ainda que improvável, significaria fama e fortuna.

A trama começa quando dois homens brancos drogados violentam Tonya, uma menina negra de dez anos em Clanton, cidadezinha do Mississipi (sul dos Estados Unidos). Inconformado e certo de que não haverá justiça para os estupradores de sua filha, Carl Lee Hailey mata os dois – e, claro, vai a julgamento. É aí que entra Jack Brigance, advogado em início de carreira que tentará defender Hailey contra as provas, a opinião pública e a Ku Klux Klan. Os motivos de Brigance não são os mais altruístas no início, mas pouco a pouco o advogado vê-se envolvido e comovido pela situação da família de Hailey.

O foco do livro é a questão racial norte-americana, em evidência até hoje e muito mais nos anos 80. Naquela sociedade, é aceitável que homens brancos estuprem uma garotinha negra? Para a maioria, talvez não; para alguns, certamente sim. O que parece intolerável, porém, é que seu pai resolva se vingar. Não pelo justiçamento, mas por ser negro – como um operário negro se acha no direito de matar dois jovens brancos?

Além da questão racial, Tempo de Matar destaca-se pela discussão em torno do sistema legal, da pena de morte, da sua eficácia e dos valores a serem defendidos pelo Direito. O tribunal do júri também é posto em debate.

A história é densa, provoca a reflexão e tem viradas emocionantes. O meu primeiro contato com essa história foi há muitos anos, mas consigo recordar perfeitamente das minhas variantes sensações. O filme foi lançado em 1996, com Matthew McConaughey, Sandra Bullock e Samuel L. Jackson. Apenas mais tarde vim a descobrir que o filme era baseado em um best-seller, onde o autor era um dos mais conhecidos e aclamados do gênero romance policial. Tempo de Matar é um dos livros mais incríveis e fascinantes com o qual já me deparei.

John Grisham começou a escrevê-lo três anos depois de se formar como advogado na Ole Mississipi Law School. O próprio autor reconhece que é seu livro mais autobiográfico. Ele foi tentado a transpor para um romance o clima dos tribunais depois que defendeu um homem que cometeu um crime semelhante ao de Carl Hailey. Grisham ficou obcecado com a idéia de vingança. "Por um breve momento, desejei ferozmente matar o estuprador, ser o pai daquela menina, fazer justiça. Havia uma história naquele caso", afirma.

Além do livro, recomendo também o filme que é um dos meus favoritos, com diálogos inteligentes e dinâmicos, seguindo a risca o estilo da narrativa do livro.
Capa Original | O Filme
http://i43.tower.com/images/mm113267709/a-time-kill-novel-john-grisham-book-cover-art.jpg http://media.adorocinema.com/media/film/images/4738/1245105773_tempodematarposter01.jpg

1 comentários:

Caline disse...

Olá nana, estou seguindo seu blog, achei ele super fofo.
Já li um outro livro do John, mas não curti muito a leitura e por isso desanimei de ler outros livros dele.

Caline

Postar um comentário

 
Design e codificação desenvolvidos por Layouts Keanuloka - Proibido copiar ou usar como base - Bellos Romances powered by Blogger